segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ULFIMAT

ps: mandei este conto(real) para o correio do minho, aguardo a resposta de selecção para a página de ''o conto'' :)




''Estivemos á espera de um telefonema, previsto chegar entre 48 horas , quando estas passaram, ficamos todos mais descansados. Acordou ele, com o telefonema ... Atrasado e com sérias notícias''


Todos brincam com a situção, achando que isso nos proporciona um teatro de comédia, o pior é quando vemos que a comédia, deixou de ser ficcional e passou para o palco real.
Tudo começou, quando o M e mais três amigos decidiram ir de férias juntos para o Algarve ! No último almoço cá em Braga, onde se preparavam para a viagem , brincamos com a situação da Gripe A . O M e o J, estavam a almoçar, quando em conversas e risos, diziamos que eles iam trazer a gripe . Mas nunca pensamos que seria verdade ...
A viagem correu bem, partiram no Sábado , dia 15 . E chegaram lá, passado horas. Instalaram-se numa pousada da juventude , onde devemos calcular, recheada de pessoas todas diferentes e com hábitos diferentes também...
As férias destes jovens estavam a correr muito bem, até que na sexta-feira, o J e o M , têm de se derigir ao hospital , encontravam-se com sintomas de gripe A ! Foram lá, fizeram o teste e disseram que aguardassem uma chamada, se após 48horas não a recebessem, o teste teria dado negativo . Até lá, não podiam sair para o exterior, nem andar em transportes púlicos. O M, tinha febre alta, por isso receitaram-lhe imediatamente o tamiflu, mesmo sem saberem se seria a gripe A, tinham de ter precauções para se o resultado desse positivo. O J, como não tinha febre, ficou a ben-u-ron.
Chegou domingo e estes jovens tinham de voltar para Braga ! Ninguém lhes disse que não o podiam fazer, deixaram-nos ''andar á solta'' mesmo sem saberem se seria a Gripe A a causadora de todos aqueles sintomas! Viajavam 4 jovens no carro , além do M e do J, havia também o M e o F. E vieram os 4, fechados num carro, em 6 horas de viagem...
O M, chegou a casa, e as 48 horas estavam quase a passar. Como ninguém tinha ligado e já era meia-noite, estivemos todos juntos a convivermos ! Como ele estava cansado, foi-se deitar .
Segunda de manhã, o telefone toca . Estava a dormir, quando o ouço dizer á mãe que o teste tinha dado positivo... O J, na sua casa, também recebeu o telefonema ! O Pai, desinfectou logo a casa toda, cada um de nós tinha a sua máscara para que se tivessemos de lhe ir dizer alguma coisa, a usassemos , pois o M nos próximos 7 dias, estaria fechado de quarentena no quarto ! Sempre que alguém lhe levava as refeições, teria de ir de luvas, máscara e com a máxima prevenção, para ninguém correr o risco de contagio. Mas a verdade, é que as 48 horas não foram mesmo 48 horas e nós tinhamos corrido o risco, mal pisamos a meia-noite e todos respiramos de alívio (...) !
O M tinha-se cortado lá no algarve, tinha levado 15 pontos e teria de continuar os curativos. Mas estava de quarentena e não podia sair de casa, por isso eu e a Mãe tivemos de ir ao centro de saúde falar com as enfremeiras para tentar arranjar uma solução, pois ele não podia sair, correria o risco de contagiar outras pessoas... Ficamos um bocado de tempo à espera e quando uma enfermeira nos pergunta o que era, no momento em que a minha mãe lhe explica a situação e diz que o doente tem ''gripe a'' e por isso não pode ir lá fazer o curativo , o olhar da enfermeira ficou paralizado, assustado e sem saber o que fazer. Mas ela não o disse desta forma, disse para esperarmos para falar com a sua ''colega'' ! Pareciamos assasínos, cada vez que diziamos ''Gripe A'' as enfremeiras assustavam-se e andavam de um lado para o outro a procurar as respostas nos seus passos... Quando estava tudo tratado, após terem ligado para o centro de saúde que vinha fazer o curativo cá a casa, as palavras que eram ditas naquele telefone, eram de medo, sorrisos incertos e forçados... Uma enfermeira teve de ligar para a chefe, e a chefe pensou logo que teriamos levado o ''contagiado'' para o centro de saúde e que a gripe estava lá instalada !
O mais importante é que os 7 dias já passaram e o meu irmão não deixou de ser quem é por causa disso, afinal, ficou imune e saudável outra vez , mas acredito que se a população tivesse sabido quem ele era e o que tinha tido, o olharia com outros olhos, e o evitaria como se ele fosse a própria Gripe A.
As pessoas estão aterrorizadas, não estão preparadas para enfrentar a Gripe . As notícias passam e só atentam nas letras grandes e gordas que contêm a informação mais ''chocante'' . Mas nas pequenas , diz muitas coisas ! Afinal, é uma gripe. Pode ser perigosa, mas à outras doenças que também podem matar e ainda há aquelas que matam sem que nada se possa fazer!
Estamos no século XXI , está na altura de avançarmos também na mentalidade e não em processos de afirmação de ser-se superior. Não é uma peste negra, não é uma tuberculose ! A gripe A, é uma gripe , uma gripe ! E existem tantas outras, das quais nós também não estamos a salvo !

Porque a nossa sociedade, tem o poder de exclusão e se soubessem realmente deste caso, da presença dele na nossa cidade, na nossa freguesia, olhar-lo-iam de lado e faziam com que ele se sentisse um fantasma da sociedade ! Tal e qual, como fazem com os portadores da SIDA, que ficam com uma vida triste e vazia, porque todos os põem de parte ! A gripe A, não é um xeque-mate a nós ! Nem nós, somos peças de um pequeno jogo de damas ! A gripe A, é um obstáculo da nossa vida, como vamos encontrar tantos outros. E se reagirmos assim, a todas as avalanches com que vamos levar, então presumo que não estaremos preparados para a vida que nos foi entregue ! A vida natural.

15 comentários:

  1. LINDO, decerteza que vão aceitar :)

    ResponderEliminar
  2. Espero que continues! ja tenho saudades tuas :) Daqui a uns dias la voltamos nos ! LOOL

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente gosta de olhar de lado, mas nao pensa que podem ser os proximos.

    ResponderEliminar
  4. por dias tenho saudades tuas. daquelas saudades enormes que nem sempre sabemos explicar. Por vezes, lembro-me de quem sempre foste e da fantástica que és.E é disso que tenho saudades, do que eramos, do que eras para mim.

    ResponderEliminar
  5. Esse conto que no fundo é uma realidade, destaca a mentalidade de que só acontece aos outros essas situações mas quando nos bate á porta, ai meu deus e agora que fazer, pois antes estava do lado dos que discriminam mas depois quando se vêm do outro....nem é preciso dizer mais, parabéns e espero que seja publicado, bjs, boa semana...

    ResponderEliminar
  6. Ficamos todos à espera e a torcer para que te aceitem!!! Nós somos os priveligiados, lemos em primeiro lugar;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. fechar-se num casulo apenas pode dar uma efémera borboleta que perecerá poucos dias depois de eclodir

    ResponderEliminar
  8. E Ganhou! Publicação amanha 8 de Setembro, tá td a comprar o Correio do minho. Já fazias as devidas alterações Madame Calisto broculine!

    ResponderEliminar

é o sentir , o querer , o sonhar. é o escrever, voz muda em pensamento eterno. Viver !