segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ULFIMAT

ps: mandei este conto(real) para o correio do minho, aguardo a resposta de selecção para a página de ''o conto'' :)




''Estivemos á espera de um telefonema, previsto chegar entre 48 horas , quando estas passaram, ficamos todos mais descansados. Acordou ele, com o telefonema ... Atrasado e com sérias notícias''


Todos brincam com a situção, achando que isso nos proporciona um teatro de comédia, o pior é quando vemos que a comédia, deixou de ser ficcional e passou para o palco real.
Tudo começou, quando o M e mais três amigos decidiram ir de férias juntos para o Algarve ! No último almoço cá em Braga, onde se preparavam para a viagem , brincamos com a situação da Gripe A . O M e o J, estavam a almoçar, quando em conversas e risos, diziamos que eles iam trazer a gripe . Mas nunca pensamos que seria verdade ...
A viagem correu bem, partiram no Sábado , dia 15 . E chegaram lá, passado horas. Instalaram-se numa pousada da juventude , onde devemos calcular, recheada de pessoas todas diferentes e com hábitos diferentes também...
As férias destes jovens estavam a correr muito bem, até que na sexta-feira, o J e o M , têm de se derigir ao hospital , encontravam-se com sintomas de gripe A ! Foram lá, fizeram o teste e disseram que aguardassem uma chamada, se após 48horas não a recebessem, o teste teria dado negativo . Até lá, não podiam sair para o exterior, nem andar em transportes púlicos. O M, tinha febre alta, por isso receitaram-lhe imediatamente o tamiflu, mesmo sem saberem se seria a gripe A, tinham de ter precauções para se o resultado desse positivo. O J, como não tinha febre, ficou a ben-u-ron.
Chegou domingo e estes jovens tinham de voltar para Braga ! Ninguém lhes disse que não o podiam fazer, deixaram-nos ''andar á solta'' mesmo sem saberem se seria a Gripe A a causadora de todos aqueles sintomas! Viajavam 4 jovens no carro , além do M e do J, havia também o M e o F. E vieram os 4, fechados num carro, em 6 horas de viagem...
O M, chegou a casa, e as 48 horas estavam quase a passar. Como ninguém tinha ligado e já era meia-noite, estivemos todos juntos a convivermos ! Como ele estava cansado, foi-se deitar .
Segunda de manhã, o telefone toca . Estava a dormir, quando o ouço dizer á mãe que o teste tinha dado positivo... O J, na sua casa, também recebeu o telefonema ! O Pai, desinfectou logo a casa toda, cada um de nós tinha a sua máscara para que se tivessemos de lhe ir dizer alguma coisa, a usassemos , pois o M nos próximos 7 dias, estaria fechado de quarentena no quarto ! Sempre que alguém lhe levava as refeições, teria de ir de luvas, máscara e com a máxima prevenção, para ninguém correr o risco de contagio. Mas a verdade, é que as 48 horas não foram mesmo 48 horas e nós tinhamos corrido o risco, mal pisamos a meia-noite e todos respiramos de alívio (...) !
O M tinha-se cortado lá no algarve, tinha levado 15 pontos e teria de continuar os curativos. Mas estava de quarentena e não podia sair de casa, por isso eu e a Mãe tivemos de ir ao centro de saúde falar com as enfremeiras para tentar arranjar uma solução, pois ele não podia sair, correria o risco de contagiar outras pessoas... Ficamos um bocado de tempo à espera e quando uma enfermeira nos pergunta o que era, no momento em que a minha mãe lhe explica a situação e diz que o doente tem ''gripe a'' e por isso não pode ir lá fazer o curativo , o olhar da enfermeira ficou paralizado, assustado e sem saber o que fazer. Mas ela não o disse desta forma, disse para esperarmos para falar com a sua ''colega'' ! Pareciamos assasínos, cada vez que diziamos ''Gripe A'' as enfremeiras assustavam-se e andavam de um lado para o outro a procurar as respostas nos seus passos... Quando estava tudo tratado, após terem ligado para o centro de saúde que vinha fazer o curativo cá a casa, as palavras que eram ditas naquele telefone, eram de medo, sorrisos incertos e forçados... Uma enfermeira teve de ligar para a chefe, e a chefe pensou logo que teriamos levado o ''contagiado'' para o centro de saúde e que a gripe estava lá instalada !
O mais importante é que os 7 dias já passaram e o meu irmão não deixou de ser quem é por causa disso, afinal, ficou imune e saudável outra vez , mas acredito que se a população tivesse sabido quem ele era e o que tinha tido, o olharia com outros olhos, e o evitaria como se ele fosse a própria Gripe A.
As pessoas estão aterrorizadas, não estão preparadas para enfrentar a Gripe . As notícias passam e só atentam nas letras grandes e gordas que contêm a informação mais ''chocante'' . Mas nas pequenas , diz muitas coisas ! Afinal, é uma gripe. Pode ser perigosa, mas à outras doenças que também podem matar e ainda há aquelas que matam sem que nada se possa fazer!
Estamos no século XXI , está na altura de avançarmos também na mentalidade e não em processos de afirmação de ser-se superior. Não é uma peste negra, não é uma tuberculose ! A gripe A, é uma gripe , uma gripe ! E existem tantas outras, das quais nós também não estamos a salvo !

Porque a nossa sociedade, tem o poder de exclusão e se soubessem realmente deste caso, da presença dele na nossa cidade, na nossa freguesia, olhar-lo-iam de lado e faziam com que ele se sentisse um fantasma da sociedade ! Tal e qual, como fazem com os portadores da SIDA, que ficam com uma vida triste e vazia, porque todos os põem de parte ! A gripe A, não é um xeque-mate a nós ! Nem nós, somos peças de um pequeno jogo de damas ! A gripe A, é um obstáculo da nossa vida, como vamos encontrar tantos outros. E se reagirmos assim, a todas as avalanches com que vamos levar, então presumo que não estaremos preparados para a vida que nos foi entregue ! A vida natural.